quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bogotá - A la ordem (Roteiro Colômbia)


A Colômbia é um país incrível, cheio de contrates e de gente “bacano”. Lembra bastante o Brasil, assim eu acabei por me sentir em casa.

A vasta história de corrupção, tráfico de drogas e desigualdade social esta longe de fazer parte de um passado sombrio, mas acho que os colombianos já conseguiram dar o primeiro passo para uma melhora. Já é possível visualizar uma mudança e o sentimento de insegurança não mais assola os turistas.

O Pablo Escobar é amado e odiado ao mesmo tempo... Isso me lembrou a relação dos baianos com o ACM.

O país tem 32 departamentos (estados), mas como a viagem era curta, só pude conhecer cinco.

Minha trip por este país teve início na cidade de Bogotá. Até então era o patinho feio do meu roteiro, mas acabou se transformando na “Reina Colombiana”. Isso não se deu só pela arquitetura colonial do seu centro histórico, mas principalmente pela sua história e sua gente.

A LA ORDEM... certamente é a frase que mais se escuta por lá! Os colombianos são muito gentis, sempre prontos a servir ou ajudar o turista.

1º Dia

A minha chegada se deu no aeroporto El Dorado. Minutos depois descobri que o câmbio estava horrível (1 dólar = 1.700 cop / 1 real = 800 cop), mas na fila da casa de cambio conheci a primeira super companhia da trip.

Éramos duas, mas desde a fila da casa de câmbio a família cresceu! Dividimos o taxi credenciado pelo aeroporto com destino a LA CANDELARIA (21.000 cop), o centro histórico de Bogotá, onde estão localizados a maioria dos pontos turísticos da cidade.

O dia estava lindo e só depois eu descobri que isso é raro em Bogotá. A cidade tem um clima semelhante  ao de São Paulo, o céu cinza pode se tornar azul a qualquer momento do dia!

Em 40 min., chegamos ao HOSTEL CHOCOLATE (www.chocolatehostel.com). A localização é ótima, pertinho de tudo, staff bacana e estrutura bem agradável (23.000 diária em quarto compartido com 4 camas sem baño privado), mas o banho quente deixa a desejar! Com o frio que faz em Bogotá, obvio que ali só pra uma noite.

Assim que cheguei encontrei com um amigo do mochileiros.com.... A família continuou crescendo! rs rs



Resenhas sobre o banho quente (ironia!)... e pouco tempo depois caminhamos algumas quadras para enfim comer algo típico. Fomos ao SANALEJO (www.sanalejocaferestaurante.com). O restaurante é uma graça, o dono um fofo e a comida uma delícia!!! De cara pedimos uma CLUB COLOMBIA (6.400 cop), que na minha humilde opinião é a melhor cerveja produzida por lá. Para comer, pedimos um AJIACO (23.330 cop - sopa de batatas com frango) e uma BANDEJA PAISA (30.500 cop - feijão, ovo, arroz, abacate, lingüiça..etc.).

Tudo estava uma delícia, recomendo pedir a Bandeja Paisa para compartir. Muita comida!!!!! O sabor é de comida brasileira feita em casa... bom pra quem tem saudade do Brasil!




A comida na Colômbia não tem sabores muito exóticos. Parece muito com a nossa culinária! As refeições são normalmente mais caras que no Brasil, então prepare o bolso! Não existe comida a quilo por lá! Kkk

Exaustos voltamos ao hostel, direto pra cama sonhar com a Catedral de Sal !

2º Dia

Acordamos bem cedinho, cambiamos de hostel e às 8h da manhã já estávamos a caminho de ZIPAQUIRÁ para conhecer a CATEDRAL DE SAL (www.catedraldesal.gov.co).




Cambiamos de hostel!! Fomos para o CRANCKY CROC (www.crankycroc.com). Finalmente um bom chuveiro quente!!! Staff mega legal, estrutura ok, super bem localizado e banho incrível ! (21.000 cop – quarto compartido com 6 camas sem baño privado). O dono Andy é um fofo atencioso e o Andrés que fica na recepção (a noite) é super buena onda!




Fácil encontrar tours que levam a Catedral, mas é super fácil e barato ir de forma independe. A menos de duas quadras do hostel esta a ESTACION DE LAS AGUAS, onde é possível tomar um bus da TRANSMILENIUM para ESTACION NORTE por 1.400 cop (45 min.). Lá na Estacion Norte tomamos outro bus com direção a Zipaquirá (45 min. – 3.900 cop). Essa é uma forma bem tranqüila e super barata para se chegar a Zipaquirá.

Chegamos em “Zipá” (para os nativos) debaixo de chuva e tomamos um taxi para Catedral (11.000 cop). Não dá pra ir caminhando...achei um pouco distante, além de ter uma boa subida.

Compramos o tour Catedral e o tour Mineiro por 26.000 cop. Tiramos fotos da área externa e começamos o tour. Tinha muita gente e o guia não parava para fotos, então minutos depois deixei o tour e fui desbravar com os amigos o resto da catedral. O lugar é mágico, talvez um pouco colorido demais, mas não deixa de ser lindo! Passamos um bom par de horas nos encantando com os cantos escondidos da antiga mina de sal.

Certamente a catedral é “UMA MARAVILLA QUE DEBES CONOCER! A Via Crucis e a Capela Subterrânea são de tirar o fôlego de qualquer cristão. O tour Mineiro é bem interessante, o guia é uma figura! Dá pra sentir na pele a sensação de ser um escavador numa mina se sal, onde o perigo estava sempre ao lado. Profissão difícil!

Depois de toda a peregrinação, fomos assistir a um filme animado em 3D sobre a construção da catedral. MEGA LEGAL UM CINEMA DENTRO DE UMA CAVERNA!!! Nem sei se existe outro no mundo!

Exaustos pela caminhada dentro da mina, tomamos um taxi (4.000 cop) até a feirinha de artesanato da cidade (nada interessante), comemos umas empanadas e perto dali tomamos o bus de volta a Bogotá. Mesmo trajeto : Zipá – Estaciona Norte (4.000 cop) e depois Estacion Norte – Estacion de Las Águas (1.400 cop).

Chegamos a La Candelária com o sol brilhando! A fim de aproveitar essas horinhas raras de sol, corremos (em taxo 4.000 cop) para conhecer o famoso CERRO MONTESERRATE (www.cerromonteserrate.com).

Pé do Ouvido: Leve um casaco. Pode ventar MUITO lá em cima.

Pé do Ouvido: Mesmo que a corrida seja curta, existe o pagamento de "LA MINÍMA". Em Bogotá custa 3.600 cop. Assim se sua corrida der valor menor, ao menos terá que pagar la miníma!

Como já passavam das 4h da tarde, só nos restava à opção de subir de teleférico. O funicular só funciona pela manhã nos dias da semana! Pagamos 15.400 cop (preço diurno ida e volta), mas aos domingos o preço cai para 9.000 cop.

A subida já impressiona (500 metros)... a cidade vai ficando pequena e cada vez mais linda. A montanha fica 3.160 metros de altitude, mas não é difícil respirar. Tudo bem que eu não corri pícula lá em cima, mas o fôlego estava tranqüilo!




O que realmente tira o fôlego é a vista panorâmica da cidade! Vale a pena tirar muitas fotos de todos os ângulos possíveis. No topo do cerro você vai encontrar uma igrejinha, um poço dos desejos, uma feirinha de artesanato cara, restaurantes refinados (Casa San Isidro e Restaurante e Café Santa Clara), além de lanchonetes que vendem alimentos no mínimo interessantes! Amei o frango com hepatite! kkk




Ficamos para ver o por do sol e aproveitamos para tomar o café em uma mesa externa do Santa Clara. Tudo muito lindo!!!
.
A noite prometia!!! kkk

Decidimos tomar um tour para conhecer o tão famoso ANDRÉS CARNE DE RES em Chia (www.andrescarnederes.com). O Andrés é um restaurante que depois vira baladinha. Tem um em Chia (no caminho para Zipaquirá) e outro em Bogotá na ZONA ROSA.

O Andrés tem uma decoração peculiar! Corações por todos os lados!  kkk

As bebidas são caríssimas! Paguei R$45,00 (quarenta e cinco reais) por uma dose de Smirnoff e uma lata de Red Bull e R$14,00(quatorze reais) por uma long neck. A única coisa que não paga por lá é a chapelaria! BUENO, BONITO E CARITO. O slogan do lugar o define muito bem!




O hostel organiza o passeio por 50.000 cop, incluindo bus ida e volta regado a muito RON COM COLA. A noite foi muito divertida, faixas para convidados ilustres (eu, Fê e Ana... rs rs), muita gente bacana e muita musica latina, apesar de que...a primeira musica que escutei foi a do Gustavo Lima e você! Kkk

De volta a Bogotá, fomos dormir torcendo para que o tempo melhorasse, afinal faríamos o tour pelo centro histórico e Zona Rosa!

*Continuação no próximo post.
**Valores atualizados até setembro de 2012.