quarta-feira, 9 de outubro de 2013

San Miguel de Allende – México com a cara do México!



San Miguel de Allende é uma cidade colonial do estado de Guanajuato, famosa por sua arquitetura e águas termais. Declarada pela UNESCO patrimônio da humanidade! Depois de conhecê-la entendi as razões para tanto.

Se fechar os olhos e imaginar o México, certamente irá reproduzir a imagem de San Miguel em sua mente! É onde o México realmente parece o México!

Sem medo de exagerar, é uma das cidades mais bonitas que conheci, e talvez a cidade colonial mais preservada do país. É palco da gravação de vários filmes e atualmente habitada basicamente por estrangeiros. Acreditem, cerca de 60% da população é americana e maior de 60 anos. Aparentemente, é o principal destinos de aposentados dos Estados Unidos!

Não estava nos meus planos conhecer SAN MIGUEL, mas talvez tenha sido a MELHOR mudança de planos que fiz em toda a vida. Me apaixonei perdidamente por aquele lugar! A paixão foi tanta que tive que voltar lá na mesma viagem antes de me despedir do México.



O acesso é muito fácil, já que fica a aproximadamente 3:30h da Cidade do México (274 km). É possível viajar de forma confortável em um ônibus da PRIMERA PLUS (www.primeraplus.com.mx) pagando aproximadamente 337 pesos.

A melhor forma de conhecer a cidade é caminhando por suas ruas estreitas com casas coloridas. A maioria das casas e estabelecimentos tem a cor amarela, ocre, vermelha e seus derivados. Não é permitida uma variação de cores nas casas, nem placas luminosas nos estabelecimentos comerciais, na tentativa de manter o ar colonial da cidade.



As ruas são pavimentadas com pedras, então USE CALÇADOS CONFORTÁVEIS!!! Se estiver chovendo pode ficar bem escorregadio, então guarde o salto alto para outra cidade... kkk

Chegando pela rodoviária, tome um taxi para o centro da cidade (aprox. 40 pesos) e comece a se inebriar com a beleza local.

Me hospedei no HOSTAL ALCATRAZ (www.alcatrazhostal.com) que fica localizado na calle Relox, 54, ou seja, PERTO DE TUDO! O hostel é simples, mas aconchegante. O staff é muito atencioso e a Dona Rosa é uma madrecita mexicana para todos os hospedes! A Rosa é realmente um presente e quem tá muito tempo longe de casa, merece o seu abraço!!!!

Bastante limpo, bem localizado a preço justo! Paguei aproximadamente 150 pesos por noite. Infelizmente não oferecem café da manhã, mas tem uma cozinha bem equipada e fica próximo a inúmeros lugares onde se pode comer um desayuno a la mexicana! kkkk

Isso na maioria das vezes significa algo com pimenta! kkk

Como sou baiana, tirei de letra!!! :)

Depois de um banho... PÉ NA RUA!!! Caminhei muito pelo centro, fotografei praticamente cada casa daquele lugar e de repente me deparei com o Castelo da Disney!! kkk



A PARÓQUIA DE SAN MIGUEL é igual ao castelo da Disney... Acho que o Sr. Walt Disney deu uma passadinha no México antes de ir inspirar-se na Baviera! Lindo por fora, e nem tão conservado por dentro! UMA PENA!



Aproveitei à tarde para dar um passeio de TRANSVIA (70 pesos), que nada mais é que o ônibus turístico com cara de bondinho! O percurso te leva aos lugares mais importantes da cidade e faz uma parada em um mirante para fotos. SUPER VALE A PENA!!! O Guia é muito engraçado e conta toda a história local, o que deixa o passeio ainda mais interessante.



À noite fui comer em um restaurante mexicano chamado PUEBLO VIEJO (www.puebloviejosanmiguel.com) localizado na calle Uruman, número 6, Centro. Muito bem recomendado, com música ao vivo e decoração super interessante, mas a comida não é tão barata nem tão boa. Vale a visita, mas já comi em lugares melhores.

Existe muita vida noturna pela cidade, principalmente nos fins de semana, mas como estava cansada voltei pro hostel para uma boa noite de sono. Mama Mia, Mare Nuestro e Berlin são outros lugares indicados para comer e tomar drinks.

No dia seguinte fui tomar café em um lugar chamado LOS BURRITOS, foi indicado pelo José, dono do hostel, que informou que é um lugar frequentado por locais! La fui eu.... Hummmm!!! Queria um burrito daquele de novo!!! Bom, barato e gostoso!!! Ainda acompanha uma saladinha! Obvio que voltei lá para almoçar... kkkk



Entre uma coisa e outra, comi umas gordas bem recheadas!!! Gostei tanto que meu apelido virou GORDITA!!!! kkk

À tarde fui dar uma passadinha na FEIRA DE ARTESANATO próxima ao hostel. Me dei mal!!! Passei horas alí... e alí mesmo ficou todo o meu dinheiro!!! kkk



O artesanato local é lindo!!! Muito diferente do que vemos no Brasil! O trabalho dos artesãos é realmente muito especial. É possível vê-los produzindo as peças em latão ou em cerâmica na sua frente. SUPER VALE A PENA COMPRAR TUDO! kkk Cuidado ao embalar, já que todos os produtos são muito delicados.

Voltando ao hostel, dei uma passadinha na BIBLIOTECA que na verdade se revelou um centro cultural bem interessante e depois resolvi tomar uma CORONA numa cantina especial que ficava na outra esquina. Lá foi gravado o filme El Mariachi com Antônio Banderas! Dá pra se sentir personagem de um filme... kkk



É isso mesmo CANTINA no México é o mesmo que BOTECO... a primeira vista pensei que fosse restaurante italiano. Por favor, não cometam a mesma gafe!!! Kkk

Não deixem de visitar SAN MIGUEL, certamente também irá se apaixonar!

*Preços atualizados até agosto de 2013.

*Cotação do dólar do período – USD 1 = 12 pesos.