quarta-feira, 6 de novembro de 2013

El Dia de Los Muertos - Tradições Mexicanas



A comemoração do DIA DE LOS MUERTOS ou em bom tupiniquim, DIA DE FINADOS, é uma das festas mais populares do México. Inicialmente teve origem indígena, mas depois da chegada e influência dos espanhóis, se confundiu com a celebração católica. Foi merecidamente considerada pelo Unesco como PATRIMONIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE, tamanha é a importância deste festejo.

Diferente do Brasil, o dia de finados no México é comemorado com festa. A maior diferença entre a celebração das duas culturas é que no Brasil, costuma ser um dia triste e doloroso, onde os mortos são lembrados com muito saudosismo e no México, é o dia de retorno a terra de seus entes queridos, e por esta razão merece uma comemoração bem animada.



Para os mexicanos, este é um dia especial, já que receberá a visita dos parentes que se foram! Isso mesmo!!! Sem o medo típico incrustado na cultura brasileira, os mexicanos não tem medo do retorno dos mortos, em verdade, este seria motivo de celebração. Pode parecer um tema mórbido, mas na verdade é muito INTRIGANTE e DIVERTIDO!

NO DIA 01/11, RETORNAM AS ALMAS DAS CRIANÇAS, E NO DIA 02/11, AS DOS ADULTOS!

Os festejos são muito interessantes e as homenagens caprichadas no estilo mexicano de viver. Além de enfeitarem as tumbas dos mortos, organizam verdadeiras festas familiares, onde são servidas iguarias como PAN DE MUERTO e CALAVERITAS DULCES.



Decoram os cemitérios e altares com uma flor de nome impronunciável para os mortais, a CEMPAXÚCHITL, também conhecida como FLOR DE MUERTO. Isso eu consigo pronunciar! kkk



Alguns dos adornos utilizados na decoração deste dia tornaram-se símbolo da cultura mexicana, atualmente conhecida e facilmente reconhecida em todo mundo. Eu obviamente trouxe a minha caveirinha...(Que pelo tamanho não deveria colocar no diminutivo!) ;)

Em suas casas, constroem altares em homenagem aos que já se foram! Enfeitam com fotos, velas, frutas, doces, brinquedos, comidas e bebidas prediletas do falecido, o que normalmente inclui TEQUILA ou MEZCAL.



Pode até dar um medinho, mas acho muito legal, não acham???

Que tal trazer um pouco dessa alegria para o próximo Dia de Finados no Brasil?