sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Morro de São Paulo... Morro de Saudades

Morro de São Paulo (Bahia) é um lugar incrível, onde o sossego e a badalação encontram a harmonia perfeita. Com pouco mais de 1.800 habitantes, Morro de São Paulo é o lugar ideal pra esquecer a correria do dia a dia, lagarteando sob o sol, caminhando pelas praias e vila, degustando a gastronomia do local e se divertindo nas baladas intermináveis!

O acesso é um pouco complicado, mas ao final... Isso dá um charme especial ao local. É possível chegar de avião desde Salvador, mas o preço é um pouquinho salgado, custa em média R$190,00 cada trecho.

De catamarã, a viagem leva em torno de 2:30h se o mar não estiver agitado e custa atualmente o valor R$75,00 cada trecho. Se o tempo estiver ruim ou se o mar estiver com muitas ondas, a viagem tem que ser repartida... O catamarã sai do Porto Náutico (em frente ao Mercado Modelo), segue para marina de Itaparica, de lá começa a parte terrestre que vai até o Atracadouro de Valença, onde se toma outro catamarã até Morro de São Paulo. Este trajeto dura cerca de 4h, mas como não se pode competir com a natureza, é certamente o meio mais seguro se o tempo estiver ruim.

O importante é lembrar que SUPER VALE A PENA CONHECER ESTE LUGAR!

Existem algumas companhias que fazem este trajeto e todas estão localizadas no Porto Náutico. Comprei as passagens pela BIOTOUR, aparentemente a mais organizada por lá. O pagamento pode ser feito em cash ou no cartão de credito, porém não se pode parcelar.

Comprei o catamarã que ia direto para Morro por mar aberto, saindo as 9:00h da manhã, mas como o dia estava chuvoso, fomos transferidos para o percurso mais longo. O mar estava muito agitado, e isso acabou por atrasar ainda mais a viagem!

Pouco mais de quatro horas depois, chegamos a terra encantada! Todos salvos e nenhum enjoo  Agora era só desbravar aquele lugar!!

O sol estava a pino, isso aprecia inacreditável, já que contrariava todas as previsões do tempo! Chegamos com o pé direito!!!

Subimos as escadas em direção a vila e em minutos chegamos ao HOSTEL CHE LAGARTO (http://www.chelagarto.com/), onde a diária em quarto compartido custa em torno de R$30,00 (trinta reais).

Os quartos são pequenos, mas tem ar condicionado e banheiro privado. A localização é excelente, ao lado de bancos, restaurantes, agencias de viagens, baladas...

Fica um pouco distante da praia se comparado as pousadas e hotéis que ficam em frente ao mar. A caminhada para Segunda Praia não dirá mais que 10 minutos.

A Primeira Praia de Morro não é tão recomendada para banho, mas se você é surfista, esse é o lugar ideal.

A Segunda Praia é mais frequentada por turistas, lotada de bares e pousadas é considerada o “fervo” de Morro. Nos feriados e verões o aluguel de uma cadeira de praia pode chegar a R$20,00, então a dica é LEVAR A SUA PRÓPRIA CANGA!

A Terceira Praia tem uma extensão de areia muito curta, assim serve mesmo de caminho para Quarta Praia.

A Quarta Praia é uma delicia! Somente um bar e gente bonita esticada na areia tomando sol. Na minha opinião o lugar mais “cool” de Morro. Importante ir bem cedinho pra aproveitar a maré baixa, já que quando a maré enche fica complicado voltar pela praia. Assim, recomendo começar o dia pela Quarta Praia e quando a maré encher ir para Segunda Praia.

Após a Quarta Praia, ainda vai encontrar a Praia do Encanto. Muito linda, mas recomendo visitar com a maré baixa. É possível chegar de 4X4, com os tours que vão a Boipeba e Garapuá.

Gamboa também é uma boa opção. Praias calmas com o mar sempre quentinho!

O pôr do sol pode ser visto da TOCA DO MORCEGO (http://www.tocadomorro.com/)do bar chamado ONE LOVE e de graça do Mirante da Tirolesa.

Existe um tour que dá a volta na ilha em barco, passando inclusive por BOIPEBA que custa entre R$60,00 e R$80,00(Saída as 9:00h e retorno as 5:30h). Parece ser incrível, mas infelizmente, pela falta de tempo, ficou pra próxima. Um bom motivo pra voltar!!

Meu primeiro dia em Morro foi praticamente dentro do Che Lagarto. Minha prima estava dodói e preferi não deixá-la sozinha. Com isso acabei por conhecer todos os mochileiros dos hostel, além do staff mega legal que trabalha por lá.

A partir de então o grupo de 2 passou a ser de pelo menos 20! Isso me encanta num hostel! kkk

A noite rolou uma festa na Toca do Morcego (R$30,00). Este é o lugar onde todos vão para apreciar o por do sol, custa entre R$5,00 e R$10,00, dependendo da época do ano. A festa estava lotada, mas não achei a mais animada do planeta. Como a opção era dormir ou estar lá, fui! rs rs

A fila para comprar bebida era enorme, assim poucas horas depois, voltei ao hostel para dormir! Também não gostei do tratamento dos seguranças e das pessoas que trabalham no lugar. Acho que fazem o turista se sentir um pouco extorquido!

No dia seguinte, todos bem dispostos, fomos para Quarta Praia e depois para Segunda. Muito sol, muito banho de mar quentinho... maravilha!

Seguimos no meio da tarde para comer no restaurante a quilo chamado Alecrim. A comida é bem fraquinha, mas era a opção mais rápida.

Tanta pressa tinha um motivo... a TIROLESA! Os saltos só poderiam ser feitos até as 17:30h. Comprei o voucher no hostel por R$30,00. Em dias normais o valor é R$45,00, mas se pode saltar até cansar!!!

Vimos o início do por do sol no Mirante da Tirolesa (de graça) e depois me joguei da tirolesa em direção ao mar da Primeira Praia. São 30 segundos de adrenalina! SUPER VALE A PENA!

Compramos alguns ingredientes no mercado e fizemos um jantar de confraternização do hostel. Todo mundo muito animado ao som de violeiros brasileiros e “importados”.

A noite fomos a uma festa de espuma da PULSAR (http://www.facebook.com/pulsardisco). O lugar é showwww! O DJ é demaissssss. Best party ever!!!!!

Recomendo comprar os convites para qualquer festa em Morro no dia anterior, porque na hora dobra ou triplica o preço e NÃO TEM CONVERSA.

A única coisa ruim da festa é a grande mistura de nativos com turistas. Não existe interação e com a fumaça constante da balada, algumas pessoas foram furtadas. L

Já de manhã, voltamos ao hostel só para tomar banho e pegar o tour de 4X4 para GARAPUÁ e PRAIA DO ENCANTO (R$40,00 por pessoa). O tour sai as 9:00h com direção a Garapuá e 40 minutos depois chega a uma praia linda! De lá se toma um barco para conhecer as piscinas naturais, onde é possível fazer snorkel (aluguel de mascara e respirador = R$10,00).

Infelizmente cheguei a Garapuá com o tempo nublado e quando chegamos as piscinas a maré já não estava tão baixa. Com a água fria e o mar mexido... não foi a melhor opção para o dia, mas já que estávamos alí... Resolvemos nos divertir e rir de toda a situação. Camila que o diga... tivemos uma crise de riso!

A enseada é linda, margeada por uma imensidão de coqueiros. Ainda pouco visitada, é uma excelente opção para quem quer tranqüilidade. Paisagem linda e muito sossego.

Ao meio dia voltamos a Garapuá para almoço. Pedimos um peixe (vermelho) para 3, com acompanhamento e pagamos o equivalente a R$80,00. O preço é salgado e o peixe sem sal! kkkk No final foi bom!

Depois, fomos a praia do Encanto, porém a maré estava cheia e não era possível caminhar na praia. Diante de tanto perrengue... algumas fotos e mais risos!

Voltamos ao hostel para um banho e depois...Adeus Morro de São Paulo!

Iniciamos o nosso regresso em um catamarã extra que saia as 16:30h e chegamos a Salvador as 20:30h.

Bye bye Morro de São Paulo... Já Morro de Saudades!