quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

San Blas (Panamá) – Um lugar pra se encontrar



Um paraíso escondido... Quase desconhecido! Este é um daqueles lugares que você não tem certeza se divulga ou se guarda só pra você.

A America Central não é lá muito divulgada, nem está entre os principais roteiros turísticos do mundo, mas eu decreto: É imperdível!!!! Vai encontrar um mundo bem diferente do que conhecemos. Na maioria das vezes sem a mesma organização, estrutura ou segurança, mas com natureza nua e crua, sem grandes modificações do homem, com raras exceções!

O Panamá geralmente é visto como uma escala pra compras, sem o devido merecimento. Apesar de encontrar “zonas livres de impostos”, não achei nada barato... NADA MESMO! A moeda, o BALBOA, nem é tão encontrado no país, é perceptível que a moeda corrente do lugar é o DOLAR, apesar de algumas vezes ter recebido moedinhas de Balboa como troco.

O melhor do Panamá quase ninguém NUNCA OUVIU FALAR, MAS TOMEI CORAGEM E VOU CONTAR PRA VOCÊS AGORA!


SAN BLAS é um arquipélago com 365 ilhas, ou seja, nada como passar um ano por ali desfrutando daquele horizonte inimaginável! Fica na COMARCA KUNA YALA que é pouco comentada pelos roteiros de viagem.

As ilhas são paradisíacas, algumas “pequenitas” e outras um pouco maiores. Nenhuma tem muita estrutura. Tem que se virar em cabanas simplórias, banheiro coletivo, algumas vezes banho de balde, comida escassa, luz elétrica somente por algumas horas, mas nada disso importa diante de tamanha beleza!

Assim que iniciei a minha última viagem pelo México, eu “invoquei” (em bom baianês) que queria chegar até SAN BLAS! O caminho era longo e difícil, mas valeu o esforço e cada centavo!

Neste ponto eu já estava com a minha companheira inseparável de trips sem destino, a ANA MARIA!!! Depois de uma longa estrada chegamos a Panamá City e começamos a buscar um tour por San Blas.

A busca é desnecessária porque somente uma agência negocia tudo, então não perca seu tempo! Todos hostels e hotéis tem o mesmo preço de tour e trabalham com a mesma agência. O que vai variar o preço é a quantidade de dias que vai se hospedar e qual ilha quer ficar.

Li em algum lugar que é possível chegar de forma independente de ônibus, ao menos até o porto mambembe que eles usam para fazer o embarque para as ilhas. Lá no porto é possível negociar a estadia diretamente com os índios. Acho um pouco arriscado pelo fato de não ter hora certa pra sair os barquinhos e em razão do lugar ser bem isolado, então pode ser uma furada.

Cada ilha é gerenciada por uma família Kuna e os preços podem ser alterados a qualquer momento. Eles que decidem quanto vai custar o dia, afinal, no entendimento deles, a Comarca Kuna não pertence ao Panamá, ou não deve obediência ao governo panamenho. Não vamos entrar nessa briga... eles que são índios que se entendam! Certeza mesmo é que o lugar é paradisíaco e que os índios de lá são uns fofos.

Fechamos o negócio com o Mário da Lam Tours (www.lamtourspanama.com ; Tel: 3957105), pagamos pelo transporte ida e volta o equivalente a USD60 + USD12 relativo a um pedágio por entrar na área dos Kuna.


No dia seguinte as 5 da manhã, um carro 4X4 foi nos pegar no hostel (hotelwhitelion.com) onde estávamos hospedados, neste momento já estávamos numa turma de quatro viajantes com destino a SAN BLAS. Recomendo não ficar por último... o banco de trás é bem desconfortável pra uma viagem de 3:30h. Os carros levam até 7 viajantes.

Depois de todos nos carro, fomos até o escritório da LAM TOUR pagar a estadia e escolher a ilha que queríamos nos hospedar. O escritório fica dentro de um prédio de um supermercado, então antes de sair, eles nos recomendam comprar lanches, água e o que mais julgássemos necessário para levar, já que não existem lojas ou bares na ilha e todas as refeições são fornecidas de forma precária pelos Kunas.



Elegemos a ILHA FRANKLIN, também conhecida como CABAÑAS TUBASENIKA. Fácil entender porque as pessoas chamam de Ilha Franklin... imagina só um gringo tentando pronunciar TUBASENIKA!?

O valor do bote ida e volta para Ilha Franklin custou USD20 por pessoa. Achei bem caro no início para uma horinha de barco, mas depois de ver o esforço dos índios pra sair da área de lama, aparentemente um mangue, achei que foi bem investido!

Decidimos passar 3(três) noites por ali, tem gente que só vai passar uma noite, mas acho cansativo e muito alto o investimento pra tão pouco tempo. Recomendo três noites, acho ideal! Tem gente muito zen que passa uma semana, mas eu acho que a maioria das pessoas que conheço ficaria estressada com “nada” pra fazer, além de nadar!!!! kkk


Paguei o equivalente a USD30 por pessoa numa cabana dupla com direito a 3(três) refeições diárias, nenhuma energia elétrica, um banheiro coletivo, banhos de caneca (a água é bem escassa, tenha em mente que esta numa ilha!) e um visual paradisíaco.

Chegando a ilha deixei a mochila na cabana (paredes de bambu, areia, cama e varanda com vista pro mar) e me joguei naquela imensidão azul! A ilha é pequenina... Em cinco minutos a pé, andando bem vagarosamente (rs rs rs ) você consegue dar a volta na ilha inteira!



Foi aí que descobri que CABAÑAS SENIDUP e CABAÑAS FRANKLIN dividiam a mesma micro ilha. Sem dúvida uma surpresa!

O legal é que tem mais gente pra interagir! No total os dois lugares juntos não hospedam mais que 50 pessoas se as cabanas estiverem completamente cheias.

A parte pertencente a Ilha Franklin possui uma rede de vôlei e a parte da Senidup um tem um refeitório que vira a animação da noite após o jantar. Todos de ambas as Cabañas se reúnem ali pra escutar um pouco de salsa e outros ritmos latinos e beber alguma cerveja ou Ron (tomado no gargalo como os piratas).

A “festa” termina aproximadamente 10 horas da noite... Sei que parece cedo, e é!!! kkk Mas sempre rola uma boa conversa a beira mar, sob a luz da lua que certamente brilha mais forte por lá, deixando tudo ainda mais lindo!

Me arrependi um pouco de ficar na ILHA FRANKLIN porque os banheiros da SENIDUP tinham um pouco mais estrutura e a comida sempre estava melhor que a nossa! Ficava chateada de comer tanto frango numa ilha, enquanto na SENIDUP eles comiam frutos do mar!!! L



Ainda falando de comida, no meu último almoço, resolvi comprar lagosta (é a única opção de compra, deve ser encomendado antes e não é barato). Finalmente comi algo salivando depois de 3 dias! A comida lá não é ruim, mas é muito simples e em pequena quantidade... Eu é que sou louca por boa comida!

O meu primeiro dia foi somente me banhando naquele mar azul, jogando conversa fora, me ambientando e contemplando a beleza local. Foi fantástico, nem lembrava que já havia me estressado algum dia...

No segundo dia decidimos fazer um passeio para outras ilhas, mas o tempo fechou e fomos obrigados a passar o dia naquele lugar lindo, tomando banho de mar, jogando dominó, cartas, vôlei... Enfim, muito estressante! rs rs

No terceiro dia o sol abriu novamente e decidimos fazer um tour que custou USD13 com direito a snorkel (eu sempre levo o meu então economizei USD2). A primeira parada foi em um banco de areia repleto de ESTRELAS DO MAR. Excelente lugar para apreciar alguma vida marinha.

Dalí, seguimos para ISLA DEL DIABLO, onde descobrimos um banheiro com descarga... UM LUXO! Lá tem um pequeno bar onde servem refeições e também pode encontrar uma pequena feirinha de artesanatos Kuna. Tomamos uma cerveja enquanto outros almoçavam.



O melhor ficou para o final! O passeio incluía a ISLA PERRO. Até o momento me pergunto o porquê do nome, já que não havia nenhum cachorro por lá. kkk

A Isla Perro é simplesmente linda, digna de cinema. Lugar bacana pra alugar uma rede e descansar diante de um visual que mais parece uma pintura, pra tomar um sol, uma cerveja... Ahhhh, nada como estar no Caribe!!!

A poucos metros da ilha existe um barco naufragado, mais conhecido como BARCO HUNDIDO. Fazer snorkel é a melhor pedida! Tem muita vida marinha, muitos corais mega coloridos, enfim... IMPERDÍVEL!



O barco é bem comprido, vai se surpreender com a imensidão de peixinhos nadando ao seu lado nos mais coloridos cardumes e tudo a poucos metros da praia. Outra surpresa foi a correnteza que enfrentei pra voltar a praia!!! Tão pertinho, mas com uma corrente muito forte. Pode ser bem cansativo, mas SUPER VALE A PENA! Vai se sentir parte do fundo do mar!

A noite de despedida foi regada ao Ron, salsa e muita gente bacana... San Blas sem dúvida é inesquecível...

No dia seguinte, após café da manhã, enfrentamos uma hora no barquinho e depois mais 3:30h de 4x4. Voltamos todos são, salvos e sem dúvidas abençoados por aquele paraíso!!!

* Dados atualizados até setembro de 2013.



2 comentários:

  1. Nada a acrescentar, só lembrar que o arquipélago está a mais de 20 km da costa, como me informou um Kuna Yala. É realmente um caribe fascinante; valeu cada momento e cada "cents".

    ResponderExcluir
  2. Carol, adorei a dica!

    Beijocas, Andréa (PFCT)

    ResponderExcluir