segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Bons hábitos de segurança para viajantes!



Diante de inúmeros relatos de conhecidos e desconhecidos referente a furtos ocorrido durante as viagens, resolvi dividir um pouco da minha experiência e divulgar parte do que chamo de “bons hábitos de segurança do viajante”. 

É muito comum o furto de documentos entre outros pertences durante uma viagem. Um minuto sua mochila está ali ao lado do seu pé e de repente não está mais! Entra num metro com sua mochila e percebe que levaram a sua carteira! Deixou os documentos na mala do hotel, trancada com cadeado e para sua surpresa, ao abrir...nada de valor estava dentro. 

Tirar 2º via de passaporte, de identidade, de cartão de credito, já dá um trabalhão dentro do seu próprio país, imagina fora dele! Na minha opinião levar uma cópia não é melhor estratégia, eu por exemplo perco tudo! 

As dicas abaixo podem não resolver todos os seus problemas, mas ajudam que é uma beleza! Imagina perder o cartão e ter o número de telefone para ligar para reclamar, ou então ao menos fazer uma compra emergencial pela internet, já que tem o número e código de segurança! 

Dica 1- SEMPRE digitalize todos os seus documentos e salve em seu e-mail. Isso inclui frente e verso do cartão de crédito, endereço e telefone dos hotéis, cartões de vacina, passaporte, etc. 

Os furtos nos quartos de hotéis são muito corriqueiros, mais frequentes que em quartos de hostels. O que realmente importa é que nos dias de hoje não se pode dar vacilo em lugar nenhum. 

Os cadeados são arrombados, objetos furtados, tudo para tirar o ânimo do seu dia e o brilho da sua trip, mas com um pouco de cuidado, pode evitar o furto ou ainda dar um pouco de dificuldade ao ladrão. 

Dica 2 – NÃO OSTENTE! Sei que a ostentação está na moda, mas pensando bem, você acha que o ladrão escolheria alguém com aparência de pobrecito para assaltar? Chegar ao quarto do hotel/hostel cheio de sacola de compras estampando marcas famosas é uma furada! 

Dica 3- Guarde TODOS os seus objetos de valor no cofre do hotel. Isso vai evitar uma enorme dor de cabeça. 

Dica 4 – NUNCA deixe objetos espalhados pelo quarto, principalmente se você tem amor a eles! 

Dica 5- Antes de sair do seu quarto, sempre que for possível coloque o sinal na porta de que NÃO quer que a limpeza seja feita. Isso ajuda a evitar estranhos no seu quarto e não vai fazer mal fica alguns dias sem limpeza. Pensa que vai economizar na gorjeta da camareira! 



Ultimamente vários conhecidos tem me noticiado sobre arrombamento de bagagem. Os cadeados são quebrados e mala é quase sempre toda remexida. Às vezes levam algo, às vezes nada. Ouvi alguém dizer que isso é coisa da Polícia Federal ou Receita Federal. Na dúvida, perguntei pessoalmente a agentes da PF e da RF que informaram que isso é a conhecida lorota!!! 

As pessoas estão sendo vítimas e muitas vezes acham que isso é normal. Nem adianta colocar cadeados TSA despreocupados, eles também arrombam o cadeado sem a mínima cerimônia.



Dica 6- Leve TUDO que considerar de valor na bagagem de mão. NUNCA esqueça de incluir algumas trocas de roupas para o caso de extravio de bagagem. Eu passei por isso, 3 dias com a roupa do corpo e não foi nada legal. 

Dica 7- Sempre que resgatar sua mala no aeroporto/ rodoviária/ estação de trem, faça uma checagem geral para verificar de foi violada ou danificada e em qualquer dos 2 casos faça uma reclamação por escrito a empresa. Muitas vezes eles tomam a providência devida, mas se não tomarem, com a cópia da reclamação é possível ingressar com ação judicial para obter ressarcimento. 

Dica 8 – Aprenda como DIFICULTAR a abertura do zíper de sua bagagem! Assista o vídeo do link abaixo que informa como evitar que roubem o conteúdo da sua mala. Também não deixe de embalar sua mala. Uma opção barata é fazer em casa com papel filme.

 http://www.youtube.com/watch?v=EQQFUrqqyWs 

Durante uma viagem, é comum sentir uma ilusão de segurança já que não conhecemos bem o local. Normalmente caminhamos pelas ruas altas horas da noite sem nenhum medo, como se estivéssemos no paraíso. Doce Ilusão! Já vi muita gente se dar mal por causa disso!! 

Andar sozinho a noite é loucura, se estiver “borracho” então, isso é praticamente implorar pra ser assaltado.

Dica 9- Jamais ande sozinho por ruas vazias tarde da noite. Ande sempre acompanhado e se possível tome um taxi. Às vezes vale a pena não economizar e ter certeza de chegar bem em casa! 


Resolveu viajar com mais conforto e alugou um carro para fazer pequenos trajetos e rodar pela cidade? Todo cuidado é pouco! Deve tomar o mesmo cuidado que tem com seu veículo na sua cidade. Os furtos são muito comuns em todos os lugares do planeta. Quebrar janela, arrombar porta... isso é linguagem internacional.

Dica 10- NUNCA deixe objetos de valor visíveis, isso estimula até o ladrão de ocasião. Sempre estacione em local seguro. Jamais estacione na rua com toda a sua bagagem ou compras no porta-malas, principalmente se seu destino foi Orlando. 

A ideia não é para ficar “noiado” com tudo, afinal você estará viajando de férias! A recomendação é ter um pouco de cautela... Assim vai evitar uma possível dor de cabeça! 

Todas as precauções tomadas??? Agora é hora de se divertir e colocar o PÉ NA ESTRADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário