segunda-feira, 5 de março de 2012

Lima - A Cidade dos Reis




A grande maioria das pessoas que visitam o Peru, utiliza Lima somente como escala para Cuzco e cometem um GRANDE ERRO! Recomendo Lima como ponto de partida para sua viagem ao Peru. Reserve ao menos e 3 dias para conhecer um pouquinho desta cidade e terá uma BELA SURPRESA!

Anteriormente conhecida como “Cidade dos Reis”, Lima é a mais importante cidade do Peru. Além de capital do país, é um dos grandes centros financeiros da America Latina. Esta localizada as margens do Oceano Pacifico e possui uma elegante orla marítima, onde é possível praticar esportes como surf e parapente.

A cidade possui algumas ruínas pré-colombianas, parques, praças, feiras de artesanatos, um centro curioso, e uma culinária impressionante.

É a única cidade da America do Sul que possui uma filial do Le Cordon Bleu. Tem a gastronomia como um dos seus principais atrativos. Os pratos são sempre muito coloridos e normalmente não custam muito caro. Experimente a culinária local e peça por um bom Ceviche, ou se for um pouco menos ousado, escolha um Lomo Saltado.

Dia 1- Chegada a Lima

Cheguei as 11:00h da manhã e ainda no aeroporto fiz cambio de 100 dólares. Depois de pechinchar um pouco, tomei um taxi na empresa Taxi Green (http://www.taxigreeen.com.pe/), muito recomendada pelos mochileiros, que custou até o hostel em Miraflores o total de 45 soles.

Hospedei-me mais uma vez no Loki Hostel (http://www.lokihostel.com/ – U$11 quarto c/ 6 camas + baño privado). Após um bom banho, segui caminhando para conhecer o Huaca Pucllana, um sítio arqueológico bem no meio do bairro de Miraflores.

No caminho parei para comer em um restaurante pequenino, mas com uma comida bem saborosa, onde gastei 20 soles, com direito a entrada, prato principal, sobremesa e um como se refresco. Tudo muito simples, mas muito bom. Foi neste momento que me apaixonei pelas Papas a la Huancaína (batatas cozidas, regadas com molho Huancaína, acompanhadas de alface, ovos cozidos e um pouco de alface)!


Algumas quadras depois e cheguei a Huaca Pucllana, paguei 20 soles pelo ingresso e encontrei com um grupo que já saia com um guia. A história do lugar é interessante, mas me pareceu um pouco fantasiosa, apresenta a construção com tijolos colocados lado a lado, como livros em uma estante.
 O sítio arqueológico é bonito, mas esta muito reformado e já não parece tão antigo. O legal mesmo é saber que isso existe bem no meio de uma metrópole!

Depois do tour no cultural, segui para as compras no Mercado Índio (taxi 8 soles). Na mesma rua existe outra dúzia de mercados que vendem artesanato local. É necessário mais de um dia pra percorrer todos com calma.


Após as comprinhas, antes de anoitecer, me dirigi ao Circuito Mágicos de Águas (entrada 8 soles), para assistir a um espetáculo e tanto. O lugar é lindo e merece ser chamado de mágico. As fontes são incríveis, em algumas até da pra brincar entre os jatos de água. Obvio que fiz isso! Obvio que me molhei! Obvio que foi divertidíssimo!  J


Já era noite a fome batia descontroladamente. Por recomendação do taxista, fui ao El Señorio de Sulco, pedi por um ceviche de frutos do mar e para acompanhar uma Inka Cola. O restaurante é bem elegante, o ceviche estava mais lindo que gostoso e a Inka Cola não agradou a meu paladar como eu imaginava, mas tive que experimentar. Minha refeição mais cara do Peru (52 soles).

Cansada, tomei um taxi (15 soles) para o hostel para me preparar para um novo dia! Em resumo, estava bem encantada com a cidade.

* Informações atualizadas até agosto de 2011.


4 comentários:

  1. Vale a pena para qualquer pessoa, a cidade tem vários passeios, lugares legais para comer e noitadas para quem curte... é criminoso usar esse lugar somente como escala!

    O Loki Lima realmente é muito bom, recomendadíssimo!!!

    Le Cordon Bleu... se tudo correr certinho, ano que vem estaremos lá...kkkk

    Parabéns pelo blog, esta ótimo, obrigação de qualquer mochileiro ter salvo nos seus favoritos, beijos Carol

    ResponderExcluir
  2. Lima é realmente uma cidade encantadora uma cidade cheia de histórias Circuito Mágicos de Águas é incrível...e fica a dica para quem quiser ir ate as Ilhas Palominos nadar com os leões marinhos é incrível!!!

    ResponderExcluir
  3. Carolzinha,
    Estou pensando em ir para o Peru no final de setembro. Vou passar 10 dias e minha intenção é realmente ficar, pelo menos, 3 dias em Lima. Quais outras dicas poderia me dar, tendo em vista que seguirei posteriormente para Cuzco e Machu Pichu?
    Beijo, linda. O Blog tá massa.

    Rico Figueiredo

    ResponderExcluir
  4. Affff.só 10 dias!!!!
    Então passe só 2 dias em Lima.
    Tome um onibus para Ica para conhecer o Oasis de Huacachina. Lá vc pode fazer sandboard e um passeio incrivel de Bugre!! Vale a pena e o Oasis é do outro mundo!! Como tem pouco tempo, de lá siga para Cuzco... A cidade é incrivel (compre lá mesmo sua entrada para Machu Picchu e a passagem de trem para Aguas Calientes).
    Vale a pena passar uns 3 dias no minimo e fazer um dia de rafting e dois dias de torus...sem esquecer as noites de balada!!! Em Cuzco ninguem paga para entrar em balada, dá pra conhecer varias uma só noite!! rs rs rs
    Daí quando seguir para Machu Picchu, vale dormir um dia na cidade de Aguas Calientes...todo mundo faz isso e super vale a pena! Lá conheça o centrinho e as termas. Recomendo as termas depois do passeio de Machu Picchu.
    O Bus de Aguas Calientes ida e volta pra Machu Picchu sai as 4 da matina!! Custa 16 dolares!! Em Machu Picchu não deixe de subir Hayna Picchu....grande momento da viagem!!! Depois pague um guia, junto com um grupo (sai bem mais barato)para conhecer Machu Picchu e escutar as explicações maravilhosas sobre o lugar!! Se precisar de indicações de hostels, empresas de onibus ou lugares para comer ou comprar os ingressos para os lugares....é so avisar!!! rs rs :)
    Fora isso curta muitoooooooooooooooooo!
    P.S- Se quiser roteiro completo, é só avisar a data de partida que faço um pra vc seguir, incluindo endereços e preços medios!!
    Bjocas

    ResponderExcluir