domingo, 29 de janeiro de 2012

Sobrevivendo ao Salar de Uyuni (Bolivia) 3º Dia




A expedição para o Salar merece cuidados especiais. O Sal, o vento e a altitude prejudicam imensamente os nossos olhos, a nossa pele e a nossa saúde. É muito comum encontrar bolivianos com bochechas roxas, e turistas com feridas na boca. Assim, vale dar atenção a algumas dicas!

Ouvi dizer que esta viagem não é aconselhada a garotas ou a patricinhas... kkk Não foi o meu caso! Comia atum enlatado com arroz de 3 dias + uns tomates cortados... como se estivesse no Soho! J

3º Dia

Acordamos as 4:00h da manhã. O céu ainda estava escuro, mas estávamos ansiosos para a visita aos gêiseres (Geyser Del Tatio). Tomamos café e SEM BANHO, entramos no carro para o início de mais uma expedição.


Ainda era madrugada, fazia um mega frio, mas a curiosidade de chegar perto dos gêiseres era incontrolável. O cheiro era terrível, puro enxofre! Tudo parecia uma novidade, incrível ver aqueles jatos de vapor saindo da terra. Certamente uma experiência pra vida toda. Neste dia vimos o amanhecer dali mesmo. Lindooooooooooooo!


Pouco depois seguimos para conhecer as águas termais. Bom que deu pra tirar mais um cochilinho no carro. Estava tão quentinho!

Quando chegamos às termas, desesperei com a idéia de tomar banho. A Liu teve a pior dor de cabeça de toda viagem e como ela estava NO LIMITE, preferiu nem sair do carro. Já eu, louca pra tomar banho e experimentar a novidade, tirei a roupa o mais rápido que pude, apesar do frio de rachar e me joguei naquela água quentinha!

A água estava super quente, mas rapidinho todo mundo se acostuma! Nem da vontade de sair... Tinha um monte de gringos que sem cerimônia tomavam banho de calcinha e sutiã, ou cueca no caso dos homens. (Recomendo levar traje de banho em toda e qualquer viagem!). De lá da piscina termal conseguia ver a cara da Liu passando mal dentro do carro! Perdeu um banhinho delicioso.


A piscina estava tão quente, que ao sair pra me vestir, nem parecia estar congelando. Existe uma casinha bem em frente às termas, que é utilizada pra se trocar, a utilização custa apenas um boliviano. Um pouco mais adiante, tem um restaurante, onde se pode tomar um café da manhã.

De volta ao carro, seguimos para Laguna Verde, bem perto da divisa com o Chile e do Vulcão Lincancabur. Pena que a lagoa estava seca! Deve ser bem bonita em tempos de cheia, mas de qualquer forma, valeu pela parada pra fotos!


No caminho de volta paramos para almoçar num pueblo pequetito, mas muito acolhedor, chamado Villa Mar. Lá comemos atum frio, arroz e salada. Acreditem, naquela altura do campeonato, tudo estava uma DELICIA!

Enfim retornamos a Uyuni, nos despedimos do Edwin, demos 10% do valor do pacote a titulo de gorjeta, que no caso dele foi extremamente merecida, comemos mais uma vez a pizza do Hotel Toñito e seguimos para TODOTURISMO (www.todoturismo.bo) tomar o bus de volta a La Paz.

OBS: No bus serve jantar, mas optamos pela pizza. Guardamos o jantar que recebemos, mas no primeiro buraco da estrada de volta... ACIDENTE!!! Calma... Não foi com o ônibus! Nosso macarrão ao sugo caiu no chão e fez a maior sujeira... kkk

Dicas:

1- Usar sempre OCULOS DE SOL. Principalmente enquanto estiver no Salar, o manto branco de sal incomoda as vistas de qualquer um.

2-Levar PROTETOR SOLAR. Apesar do frio o sol é sempre de rachar.

3- Passar PROTETOR LABIAL. Os lábios estão sempre ressecados, afinal você esta no deserto e nunca tem muita água disponível!

4- Usar muito CREME HIDRATANTE. Qualquer pele, diante dessas condições climáticas vira EXTRA SECA! Minha pele saia inteirinha quando tirava a meia calça!

5- Levar CORTA VENTO, CACHECOL e LUVAS. Acreditem! São itens essenciais a sobrevivência.

6- Não deixar de ter sempre na mochila um rolo de PAPEL HIGIENICO e LENÇOS UMIDECIDOS, acho que estes itens nem precisam de explicação!

7- Leve sempre muitos ANALGESICOS. Na expedição pelo Salar é impossível conseguir comprar remédios e você poderá passar muito mal em razão da altitude.

Onde Ficar:

  • Julia Hotel
  • Toñito Hotel
  • Piedra Blanca Hostel - Av. Arce No 27, Uyuni, Bolívia
Onde Comer:

  • Minutman Pizza (Toñito Hotel)
Como chegar:

  • De avião
- Amaszonas (www.amaszonas.com)

  • De Bus
- Todoturismo (www.todoturismo.bo)
           - Panamerica Sur

  • De Trem

- De Oruro a Uyuni (http://www.fca.com.bo/)

OBS: Tem que tomar um bus La Paz – Oruro e depois seguir de trem para Uyuni.


*Informações atualizadas até abril de 2011.
** Fotos tiradas no Gêiser del Tatio, Gêiser, Amanhecer no Geiseres, Termas e Laguna Verde.

6 comentários:

  1. O tour do Salar é fantástico. Fiz o trajeto contrário, começando pelo Chile (SP Atacama) e chegando na Bolívia (Uyuni).
    Aí dei muita sorte. As Lagunas estavam todas maravilhosas. A água termal quentinha e com pouca gente. Nada de dor de cabeça ou carro quebrado.
    E ainda, a mateiga de cacau que você deixou comigo, ainda em La Paz, durou exatamente até o último dia do tour, em Uyuni. :)

    ResponderExcluir
  2. Sai Carol, pessoa jurídica, e entra Carol, pessoa física de mochila...rs... logicamente junto com Liu, no limite!!! kkkkk
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. De todos os sintomas do soroche, eu ainda tenho que agradecer a Deus de “só” ter sentido muuuitas e fortes dores de cabeça! Por que ainda poderia ser bem pior. Minha refeição era: anador, dorflex, tylenol e novalgina. Ah! E água, lógico! rsrsrs... Não conseguia nem comer porque meus dentes estavam moles e doloridos.
    Da segunda para a terceira noite foi dor de sair correndo gritando. Essa foi a minha pior noite. Quase não aproveitei nada do passeio. Estava petrificada de dor de cabeça e frio. Alem de toda roupa usada ainda estava dentro de um saco de dormir e dentro de um carro fechado. Essa foi a 1ª pior noite da minha vida, porque teve Puno que será tema de alguns posts mais a frente. Eu só pensava: O que estou fazendo aqui? E ainda paguei por isso! To no meu limite!
    Eu quero minha mãããããããe!
    Mas valeu a pena, cada paisagem, nascer do sol, cada por-do-sol, cada montanha, a lua-cheia do acampamento, o fofo do Edwin... TUDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liu...vc esqueceu de informar quantos dias ficou sem banho! kkkkk Foi um sofrimento mesmo, mas no fim TUDO DEU SUPER CERTO!Valeu cada boliviano (moeda)!! kkk
      Definitivamente é a minha melhor companheira de viagem!
      Espero ainda passar muito perrengue ao seu lado!
      Bjocas

      Excluir
  4. Adorei o relato todo!! Deu pra perceber que, apesar dos contratempos (e quantos!!!), a viagem realmente valeu a pena!!

    Só gostaria de saber mais uma coisa: quanto que vcs gastaram (transportes, comida, extras...) com esse passeio todo pelo Salar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André

      Os preços estão no primeiro post sobre o Salar com mais detalhes...
      Os mais importantes seguem abaixo:
      Passagem La Paz - Uyuni - 230 bolivianos.
      Passagem Uyuni - La Paz - 230 bolivianos.
      Pacote do passeio de 3 dias pelo Salar e deserto do Dali (já inlcui refeições) - 108 dolares.
      Aluguel de saco de dormir- 40 bolivianos.
      Mantimentos para viagem - 40 bolivianos
      2 jantares na Pizzaria do Hotel Toñito - 200 bolivianos (para 2 ou 3 pessoas).
      Alguma duvida?
      Os sites da agencia que comprei o passeio e o da operadora de onibus estão no post!
      Boa trip!

      Excluir